tci

BLOG

TRIP CLUB

Leia nosso diário

Pirenópolis

Patrimônio Histórico

Lista de Hotéis e Pousadas em Pirenópolis – GO

 Pirenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989. Possui um Centro Histórico com casarões e igrejas do século 18, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754).

Outros prédios significativos arquitetonicamente são o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899,  o Cine-Pireneus, em estilo art-deco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.


IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Matriz de Pirenópolis é um dos maiores e tradicionais centros de fé católica para o povo goiano e foi dedicada à padroeira da cidade. Construída entre 1728 e 1732 no auge da mineração do ouro.

Foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1941 e restaurada entre 1996 e 1999. Um grande incêndio a destruiu em 5 de setembro de 2002. Sociedade,  governo e entidades  se mobilizaram para reeguer um dos maiores símbolos culturais do centro oeste.

O IPHAN apoiou a restauração e a reinserçao do monumento na paisagem. As obras começaram em 2003 e a Matriz foi reinaugurada em 30 de março de 2006. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário continua como nasceu, simples, bela e verdadeira.

Veja o video.


IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Marco de fundação da cidade de Pirenópolis, foi construída entre 1750 e 1754 por Luciano da Costa Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota, como capela da família. Está às margens do Rio das Almas após a Ponte de Madeira.

De grande simplicidade guarda uma decoração barroca rococó nos altares do interior com rica talha e significativa estatuária. Restaurada em 2008 abriga também o Museu de Arte Sacra.


IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM

É uma típica igreja colonial portuguesa localizada no bairro do Alto do Bonfim. Erguida entre 1750 e 1754 sua imagem  de Nosso Senhor Jesus do Bonfim foi trazida de Salvador pelo sargento-mor Antônio José de Campos  através de um comboio com 264 escravos.

As pinturas do altar mor e do teto foram feitas por Inácio Pereira Leal, possui quatro sinos sendo que um deles é um dos mais antigos de Goiás, de 1756.


TEATRO PIRENEUS

Construído em 1899, ao lado da praça da Matriz, por Sebastião Pompeu de Pina  em estilo eclético com elementos do colonial e do neoclássico.

Foi restaurado nas comemorações do seu centenário com o desenho e estruturas originais preservados sendo acrescentados espaços de apoio como camarins e depósitos. O fundo do teatro se liga ao cinema através de seus quintais formando um entroncamento cultural com pequeno palco ao ar livre para apresentações.


CINEMA PIRENEUS

Sua fachada originalmente em estilo neoclássico foi alterada  em 1936 para o estilo Art Deco pois foi tudo o que restou do edifício quando seu telhado ruiu com o abandono do local durante a década de 80.

Construído pelo Padre Santiago Uchôa, em 1929, hoje funciona como espaço teatral, cinema , galeria e apresentações musicais. Está localizado na rua Direita, uma das mais bem conservadas de Pirenópolis com seu casario.


CASA DE CÂMARA E CADEIA
Este monumento foi construído em 1919, como réplica idêntica à Casa de Câmara e Cadeia de 1733, a mais antiga do estado de Goiás, que ficava na rua do Rosário, perto da Igreja Matriz.

Está localizado em frente ao Rio das Almas próximo à Ponte de Madeira e tem dois pavimentos. Restaurado pelo IPHAN já foi adaptado com acesso para deficientes e abriga o Museu do Divino.

MAIS DE 8 MIL HOTEIS NO BRASIL

TRIP CLUB MAIS DE 8 MIL HOTEIS NO BRASIL
APARTAMENTOS PARA TEMPORADA E TRANSPORTE
www.tripclub.com.br
contato@tripclub.com.br

 

Anuncie Aqui

+ de 8 mil Hotéis no Brasil.

 

Encontre sua viagem perfeita

Olá, somos uma das maiores plataformas de marketing de turismo do Brasil!

Todas as informações divulgadas por nossos parceiros anunciantes são de inteira responsabilidade dos mesmos, tais como, valores, local, data e etc…

Não serão aceitos materiais com conteúdos que atentem contra a moral e os bons costumes, tais como, textos com linguagens não adequadas e fotos obscenas.

De forma alguma TRIP CLUB disponibilizará informações de seus parceiros anunciantes bem como dos visitantes da plataforma. Serão coletadas informações dos usuários que preencherem o formulário de registro e/ou de solicitação de orçamento, lembrando que tais informações é de uso restrito e exclusivo do departamento de marketing da TRIP CLUB que poderá entrar em contato via email ou telefone.